quarta-feira, 29 de abril de 2009

piramides alimentares


Variedade: não há um único alimento que forneça todos os nutrientes necessários. Uma dieta variada inclui alimentos diferentes que juntos atendem às recomendações nutricionais. Explore as diferentes cores e sabores dos alimentos para montar um prato nutritivo e agradável aos olhos. O ditado popular de que a gente “come com os olhos” funciona muito bem com as crianças.
Equilíbrio: uma dieta equilibrada incorpora diariamente as quantidades apropriadas de cada grupo de alimentar, provendo as calorias e nutrientes necessários para uma vida saudável. A idade, sexo e nível de atividade física podem alterar o número de porções necessárias para uma dieta balanceada. Criança não gosta de verduras mas precisam comê-
las. Uma dica é “disfarçar” os verdinhos, misturando-os com outros alimentos.
Moderação: selecionar as comidas e bebidas com cuidado ajuda a controlar as calorias e quantidades de gordura, colesterol, gordura saturada, sal, açúcares e, se consumidas, bebidas alcoólicas. Isso permite maior flexibilidade na alimentação, inclusive uma saborosa feijoada de vez em quando. Crianças também podem ter problemas de colesterol, obesidade e diabetes, entre outros. Cuidado com a ingestão de doces, bolachas e refrigerantes e outros produtos calóricos em demasia. Estes alimentos não podem substituir uma refeição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário